quarta-feira, 26 de maio de 2010

Com muita alegria e ritmo contagiante, Missa Afro uniu teatro, música e dança





Mais que uma missa, uma importante manifestação da cultura brasileira em nossa cidade, a Missa Afro foi celebrada no sábado à noite, dia 15 de maio, pelo Padre Thiago. Com muita espiritualidade, música e dança típicas da África, espontaneidade e alegria, a Missa Afro reuniu um grande número de fiéis da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes do Jardim Humberto Salvador (vinculada à Santa Teresinha) e de outras comunidades de nossa cidade e região. O deputado federal Dr. Talmir Rodrigues, sua esposa e Monsenhor Miguel, pioneiro na realização deste tipo de missa em Prudente, também marcaram presença.

Seguindo a orientação doutrinária católica que preza pela inculturação e evangelização por meio dos ritos e valores próprios de cada etnia (Sacrossanctum Concilium do Concílio Vaticano II), com um ritmo contagiante que só os afro-descendentes têm, a Missa Afro animou a todos.


Os fiéis interagiram o tempo todo, cantando e dançando ao som de atabaques e batuques típicos da África. “Deus é alegria! Fora da alegria não há salvação!”, enfatizou Padre Thiago, que também dançou e celebrou de maneira alegre e descontraída.

A Missa Afro contou com as belas apresentações do grupo teatral Libertarte, de capoeiristas da comunidade Nossa Senhora de Lourdes e crianças, jovens e adultos vestidos com roupas típicas. Para nosso padre, “a Missa Afro é a superação de todo preconceito, pois no banquete da vida, todos podem tomar parte: negro, branco, amarelo, coloridos...Missa Afro é o grito de amor de Jesus para a humanidade!”.

2 comentários:

  1. Muito legal!! Alegre, uma celebração da vida!!

    ResponderExcluir
  2. Hereges! Missa é rememoração e atualização do sacrifício, não alegria ou festa... E danças são terminantemente PROIBIDAS de serem vinculadas à liturgia!! Esse padreco deve ser TL e RCC e recorrer a esses abusos doutrinários tão-somente para tentar sem sucesso estancar a migração de fiéis para o horror do pentecostalismo! DECEPCIONANTE! (o Vaticano e a Diocese acabam de ser informados por mim sobre a realização dessa pseudomissa escrachada e em breve o Padre sofrerá as devidas e severas sanções pela sua traição explícita à sacralidade da Igreja de Cristo... BOA SORTE!!!)

    ResponderExcluir