Pastorais

Pastoral da Misericórdia:
alimento espiritual e material para as famílias carentes






"Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar" (Mt 25,34-37).

A pastoral da Misericórdia do Santuário de Santa Teresinha iniciou sua caminhada em abril deste ano, sob orientação do Padre Thiago, com o objetivo de trabalhar para os pobres. Fazemos um trabalho diretamente ligado às obras de Jesus Cristo, atendendo famílias carentes, moradores de rua, pessoas esquecidas e marginalizadas por nossa sociedade.

Todo sábado levamos o alimento pronto e especialmente um pouco do alimento espiritual para famílias carentes da comunidade. Com os moradores de rua, nosso objetivo será oferecer sopa aos sábados, a princípio uma vez por mês. Este trabalho será feito juntamente com os jovens da comunidade, sob orientação e acompanhamento da Pastoral da Misericórdia.

Mãe da Misericórdia

A Virgem Maria é a mãe de Jesus e Jesus é a Misericórdia do Pai.
A palavra Misericórdia, em latim, vem da expressão Miser cordis, ou coração de pobre. O misericordioso é aquele que tem espaço interior para acolher a vida, as pessoas.

Deus tem materna Misericórdia. Todos foram gerados em seu divino ‘útero’. Ser misericordioso como Deus é ter espaço no coração para os irmãos necessitados.

Maria é o exemplo de Misericórdia. Teve ouvidos para ouvir o anúncio do anjo Gabriel, espaço interior para acolher o Filho de Deus, esteve atenta às necessidades de Isabel, esteve junto à cruz de Jesus e acolheu João como filho e esteve com os apóstolos reunidos no Cenáculo à espera do Espírito Santo.

Ela é exemplo de alguém que sempre teve espaço no coração para Deus e para os irmãos. A pergunta é: como está o espaço no meu coração para os meus irmãos e irmãs? Tenho tido espaço no meu coração para acolher a todos ou alguém não encontra espaço no meu coração?

Lembre-se: para viver, isto é, para ser misericordioso como Deus, preciso ter espaço no coração para os irmãos.


Miriane Pimenta, coordenadora da Pastoral da Misericórdia



____________________________________________________________________________________

EQUIPE DA PASCOM
Pastoral da Comunicação

Membros da equipe:




Mariselma Guilhem Caldeira
Rogério da Costa Bisioli
Gabriela S. Grigoletto
Simone de Carvalho Berlotti
Enio dos Santos Souza
Regina Antonia Minto Bisioli
Odisséia Aparecida Zuanon
José Carlos Silva
Fabiano Sodate
Alex Berti
Marilda Santana
William Mio


____________________________________________________________________________________