terça-feira, 31 de agosto de 2010

PASTORAL DO DÍZIMO



ALEGRIA EM CONTRIBUIR COM A OBRA DO SENHOR

A cada mês faremos uma entrevista com cada uma das pastorais de nossa comunidade. Para inaugurar esta série, Mari Guilhem Caldeira, nossa coordenadora da PASCOM, realizou uma breve e esclarecedora entrevista com a coordenadora Sonia, que nos conta como é o gratificante serviço prestado pela Pastoral do Dízimo em nossa paróquia.

Sonia, o que faz a Pastoral do Dízimo e como funciona?

A Pastoral do Dízimo arrecada a contribuição das pessoas cadastradas em nossa comunidade. Isso é feito por todos os membros da pastoral, que vão às residências dos dizimistas ou recebem a contribuição no plantão do dízimo, que acontece durante as missas em nosso Santuário.

Assim que recebido é anotado o valor no carnê, para controle do dizimista. Daí é passado para o coordenador, que confere, anota no livro de registros e passa para o tesoureiro, que faz o depósito na conta bancária da paróquia, para ser usado em prol da comunidade.

Quantas pessoas fazem parte da pastoral?

Oito voluntárias: eu (Sônia), que sou coordenadora, Rosa Colaço, Rosa, Luzia, Elza, Rejane, Patrícia e Margarida. Nós nos revezamos no plantão do dízimo nas missas.

Nossa comunidade entende a importância do dízimo?

Atualmente podemos dizer que a comunidade está cada dia mais consciente da importância do dízimo. Ainda temos alguns “dizimistas turistas”, que só contribuem quando sobra, não querem assumir compromisso. Isso na minha opinião é triste, pois revela que eles ainda não fizeram a experiência do dízimo de coração, em que a oferta não deve ser vista com tristeza ou obrigação, mas com alegria em contribuir!

Como você se sente fazendo esse trabalho voluntário?

Eu coordeno a Pastoral do Dízimo há seis anos. É muito gratificante poder ajudar a paróquia com meu trabalho voluntário e ver a comunidade crescer. Nosso padre tem feito um bom trabalho de conscientização da importância do dízimo, que graças a Deus está dando bons frutos. Quero inclusive fazer um convite: se você se sentiu tocado e deseja fazer parte da nossa pastoral, nos procure. E se você ainda não é dizimista e ficou com vontade de ofertar sua contribuição, venha fazer essa experiência, tenho certeza que tudo vai melhorar em sua vida, porque a quem doa com amor, nada faltará!

Nenhum comentário:

Postar um comentário